sexta-feira, 25 de março de 2016

10 dicas para montar seu cartão de visitas

Logo que você inicia uma nova empresa, mil compromissos e ocupações aparecem. Organizar as contas, contratar funcionários, acionar os fornecedores e por aí vai. Entre essas tarefas, uma das mais importantes é mostrar sua empresa para os possíveis clientes, criar canais de comunicação e tornar o contato fácil — e isso vale para  qualquer tipo de empreendimento, independentemente da área!

Com o boom do universo digital, grande parte das empresas investem em canais de comunicação online, mas elas se esquecem de que um bom e velho aperto de mão pode ser a melhor das soluções em muitos casos. E junto com o aperto de mão, nada melhor do que um cartão de visitas elegante, bonito e bem feito. Para isso eu separei 10 dicas valiosas para você montar o seu cartão de visitas! Preparado? Vamos lá!

1. Crie um layout bacana

Como eu disse, o cartão precisa ser bonito, não é legal fazer uma coisa qualquer. Por isso, é importante contar com profissionais para criar o layout do seu cartão de visitas. Designers estudam pontos importantes para a composição da arte, desde cores até tipografia e formatos. Esse estudo faz toda a diferença na criação do seu cartão e ajuda a passar a mensagem certa sobre o seu negócio. Eu não estou dizendo que você não pode fazer um excelente trabalho por conta própria ou através de outras alternativas, mas contar com um profissional é sempre bom!

2. Use formatos padronizados

Existe uma norma, a ISO 7810, que define três formatos básicos para cartões de visitas. Faça um dentro dos padrões, assim você evita que seu cartão fique “sobrando” dentro da carteleira do seu cliente ou que não possa ser escaneado por estar em um formato inadequado.

3. Imprima em boas gráfica

Nada de comprar um papel mais bonitinho e fazer a impressão em sua casa. O serviço de impressão realmente não é caro e existem muitos sites nos quais você submete o arquivo do modelo para posteriormente receber os cartões impressos. Além disso, gráficas especializadas possuem o tipo correto de papel, corte e máquinas de impressão que vão garantir a qualidade do seu cartão. Imagine cortar formatos diferenciados à mão, em casa? Eu prefiro não arriscar! Na Loja Gráfica você faz seu cartão de visita com qualidade, pois temos mais de 10 anos no mercado e já atendemos clientes de todo o Brasil.

4. Tipos de informações

O objetivo principal de um cartão de visitas é você ser encontrado com facilidade. Por isso, é importantíssimo que ele venha com o seu nome, marca da empresa (se você tiver uma — se não tiver, crie uma o mais rápido possível!), telefone principal, telefone adicional (se puder, deixar um número de celular é bem simpático, porque mostra disponibilidade), endereço comercial e do site na web, além, claro, do e-mail.

As redes sociais são muito importantes atualmente. Uma nova curtida no Facebook é mais um cliente acompanhando o conteúdo que a sua empresa gera, ou mais um visitante que pode se tornar um cliente e realizar uma compra. Insira as redes sociais em que a sua empresa se encontra juntamente com as informações de contato. Afinal, elas também são uma forma de contactar a sua empresa. Se você ainda não tem redes sociais para o seu negócio, crie agora! Eu criei as constas da minha empresa logo que a gente começou, não dá pra perder tempo.



5. Uma cara 3.0

Com o mundo digital cada vez mais presente em nosso dia a dia, que tal colocar um QR Code em seu cartão de visitas com as informações sobre o seu site, por exemplo? Fica simpático e moderno. Aproveite as interações entre smartphones e websites para tornar o seu cartão de visitas ainda mais útil.

6. Menos é mais

Eu sei, todo mundo já teve aquela vontade de colocar milhares de informações em um cartão para que o seu cliente consiga achá-lo de toda maneira. Eu também já passei por isso. Mas menos sempre é mais! Se você anda apenas com o seu celular, qual a necessidade de colocar 4 telefones diferentes? Você também não precisa colocar o e-mail de todas as pessoas do seu setor, nem criar um cartão com 4 cores diferentes. Mantenha o básico!

7. Use a frente e o verso

Cartões de visitas não são flyers, eles tem o tamanho reduzido e você precisa aproveitá-lo bem. Isso inclui utilizar os dois lados! A frente e o verso são seus aliados, um pode apresentar a sua marca e a sua empresa, enquanto o outro contém as informações mais importantes para chegar até você. Pense bem nessa divisão e leve isso em conta ao ter as primeiras ideias de layout.

8. As cores são o segredo

A teoria das cores mostra que cada cor invoca algum tipo de ação, reação ou sentimento. O cartão de visitas pode ser uma forma de incentivar isso nos seus clientes. Obedecendo o manual de identidade visual da sua empresa, trabalhe cores no seu cartão de visitas que vão provocar as ações desejadas no seu cliente e passar a mensagem certa sobre o seu negócio.

9. Inove sem esquecer para que ele serve

Cartões modernos possuem vários formatos interessantes. Cortes diferentes nas bordas, QR codes, transparência e por aí vai. Mas a única coisa que você não pode esquecer é a sua função básica. O cartão de visitas ainda precisa apresentar a sua empresa e deixar à mão as informações de contato necessárias para o seu cliente.

10. Ele precisa caber na carteira

Os layouts padrão ajudam (e muito) na hora de decidir o formato do seu cartão de visitas, mas muitas vezes você pode querer fazer algo diferente e ir por outro caminho. Agora, imagine um cartão excepcional criado para o seu negócio, mas que não pode ser guardado em uma carteira? Bom, eu não me lembraria desse cartão, simplesmente porque não teria formas práticas de guardá-lo, provavelmente o esqueceria no bolso.

Os cartões de visita são importantes para apresentar um negócio e ser achado facilmente por seus clientes (ou possíveis clientes). Montar um bom cartão não é tão difícil, mas um bom planejamento garante um trabalho excelente! Siga minhas dicas e me conte como ficou o seu cartão de visitas! Aproveite para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários, até mais!



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